Para quem mora em apartamento, espaço não é problema para cultivar uma mini-horta. As plantas cabem em qualquer cantinho e são perfeitas para quem gosta de ter temperos e hortaliças fresquinhas sempre à mão. Além disso, levar um pouco de verde para casa traz mais vida e frescor para o ambiente.
Mas, sempre surge a dúvida: onde criar um espaço para cultivar a sua horta? A resposta é mais simples do que se imagina. A horta em apartamento pode ser colocada em locais como nichos, prateleiras, janelas ou, quem sabe, atém mesmo de forma vertical na varanda…
Decidido o local, chega a hora de decidir o que ter em sua horta. Algumas plantinhas se adaptam melhor a esse ambiente, como o manjericão. Esse tempero tem um cheiro muito gostoso e é super utilizado para fazer molhos. O manjericão precisa de muito sol e de muita água, por isso é interessante que ele tenha um vasinho só para ele.
Que tal também adicionar tomate-cereja? Nada melhor que ter tomatinhos fresquinhos para fazer a salada, hein! Mas não se esqueça que ele precisa de bastante sol.
A hortelã é uma das queridinhas para integrar uma horta em casa. Ela é ótima para fazer chás e também para incrementar sucos. Lembrando que, assim como o manjericão, a hortelã também precisa de um vaso só para ela.
Salsinha e cebolinha também não podem faltar. Essa dupla se dá super bem, por isso podem ser plantados no mesmo vaso. A salsinha e cebolinha são o famoso cheiro-verde utilizado no preparo de diversas receitas.
Essas são apenas algumas sugestões, mas você pode ousar nas escolhas de sua preferência…
E se ficou animado a fazer uma horta para apartamento é necessário que se tenha alguns cuidados para que as plantinhas se desenvolvam bem, como: que esse ambiente receba em média quatro horas de sol por dia. Por isso, use suportes e vasos de plantas para fazer a sua hortinha próxima a uma janela ou mesmo que seja fácil levar de um local para outro. Cuidado com vento em excesso e os vasos escolhidos têm que ter furinhos no fundo, para drenagem da água após a rega.