Com um simples comando de voz, as cortinas se abrem.
Ao chegar em casa, as luzes se acendem e regulam sozinhas a intensidade.
Qual o horário da reunião com o cliente amanhã? Sua assistente de voz irá relembrar de todos os compromissos da semana…
Até parece roteiro de um filme de ficção científica, mas a automação residencial é uma tendência mundial.
Também conhecida como casa conectada ou casa inteligente, é a integração de diversos sistemas existentes no lar, permitindo o controle do imóvel e de seus aparelhos eletrônicos de qualquer lugar.
É considerada uma nova experiência em moradia que vai muito além do luxo, uma maneira de ter mais economia, conforto e segurança.
O que pode ser automatizado no lar? São tantas possibilidades… mas vamos citar algumas!
A automação da iluminação está entre as mais solicitadas, permite criar cenários mais intimistas, relaxantes ou alegres, além disso, é capaz de valorizar a decoração de todos os ambientes do apartamento.
Outro ponto importante é que, esse tipo de tecnologia permite deixar o imóvel sempre perfeito: por exemplo, em um dia de muito calor é possível acionar o ar condicionado antes mesmo de chegar no apartamento.
Controle de cortinas e persianas é uma forma de aproveitar a luz natural e evitar o uso desnecessário das lâmpadas.
Som ambiente também é bastante solicitado em projetos de automação. É possível programar o home theater do jeito ideal para assistir filmes e séries preferidos ou, ainda, controlar o volume em cada ambiente para se adequar ao momento, seja de conversa entre amigos ou uma festa, tudo em um único dispositivo.
E, claro, ter maior controle sobre a segurança é um dos principais benefícios e possibilidades da automação em apartamentos. Sensores de presença em portas e janelas podem detectar movimentações suspeitas. As câmeras de segurança internas também possibilitam o monitoramento à distância e na supervisão de bebês, idosos, pets ou portadores de necessidades especiais. Dessa forma, se houver qualquer tipo de problema, será possível resolver mais rapidamente.
Enfim, a automação residencial permite inúmeras configurações deixando cada projeto alinhado as necessidades dos futuros moradores…
E quem não gostaria de viver em um imóvel com tanta tecnologia assim?!