Para quem é apaixonado por vinhos é impossível não querer ter uma adega em casa.
Mas o que fazer quando se mora em um apartamento?
Não se preocupe, é possível ter uma adega de vinhos. Confira as dicas!
1.Escolha o espaço: Se você tem um espaço reservado para isso, ótimo. Caso contrário, uma parede inteira pode ser destinada à adega, escolhendo um local que seja fresco e escuro.
2. Decida o que comprar: Antes de comprar qualquer coisa, pense nos tipos de vinhos que você pretende armazenar. Isso irá determinar o tamanho, a quantidade e a variedade dos itens a serem comprados.
3. Escolha os armários: Armários especiais para adegas de vinho podem ser comprados prontos ou feitos sob medida, de acordo com as suas necessidades. Eles devem ser revestidos com materiais que não absorvam a umidade nem a luz, como o mármore, granito ou madeira.
4. Crie um ambiente ideal: Para garantir que seus vinhos estejam sempre em ótimas condições é importante criar o ambiente ideal para armazená-los. Portanto use temperatura e umidade estáveis, evite correntes de ar e mantenha a adega sempre limpa. É importante ressaltar que a maioria dos vinhos tintos deve ser mantida na faixa de 12 a 18 graus, enquanto os brancos pedem uma temperatura entre 8 e 12 graus. Caso não seja possível manter a temperatura ideal em casa, uma opção é comprar um termômetro de vinho e instalá-lo na adega.
5. Invista na decoração: A adega de vinho não precisa ser apenas funcional. Ela pode se tornar um elemento decorativo da sua casa se você escolher os itens certos. Por isso, aposte em armários bonitos, em garrafas de vidro especiais ou em rótulos de design original.
Agora que você já sabe mais sobre adegas de vinho em apartamentos é hora de colocar a mão na massa! Escolha os itens certos para você e comece a armazenar seus vinhos com o devido cuidado.