Elas são uma pequena parte da fantástica produção do artista Bassano Vaccarini. Italiano de nascimento (San Colombano al Lambro, 1914), ele escolheu o Brasil para viver após lutar na Segunda Guerra Mundial como paraquedista do exército da Itália.
Chegou ao Rio de Janeiro em 1946 e logo se apaixonou pelo país, onde iria deixar sua marca como escultor, pintor, professor, cenógrafo, figurinista e cineasta.
Foto: Divulgação
Em São Paulo ajudou a fundar o Teatro Brasileiro de Comédia, além de dirigir peças de teatro, produzir filmes e dar aulas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.
Daí surgiu o convite do então prefeito de Ribeirão Preto Costábile Romano, em 1958, para trabalhar na restauração de prédios na cidade, entre eles o Mercadão. Foi paixão à primeira vista! E desse “casamento” nasceram filhos que até hoje embelezam nossos cartões postais.
Fotos: Divulgação
Nos anos 1980 aproximou-se de Altinópolis, convidado pelo prefeito Pio Antunes de Figueiredo, também dedicando-se de maneira intensa à cidade, na qual viveu até sua morte, em abril de 2002.
Empenhado em transformar a cidade em uma “galeria à céu aberto” (ou, como dizia, em uma “pequena Florença”), Vaccarini deixou obras espalhadas por todos os cantos de Altinópolis, como o Jardim das Esculturas e a Praça da Conversa.
Fotos: Divulgação