Paisagens deslumbrantes, uma história rica em tradições, povo hospitaleiro e a gastronomia singular. Esses são apenas alguns dos atrativos que fazem da Toscana uma das regiões mais procuradas por turistas do mundo todo.

Situada na parte central da Itália, a Toscana tem como capital Florença e principais cidades Pisa, Lucca, Arezzo e Siena. Com seus cerca de 3,7 milhões de habitantes, é uma das áreas mais populosas do país.

Antes de ser habitada pelos romanos, a Toscana foi ocupada pelos etruscos, a civilização mais antiga da Itália, de quem recebeu notável herança histórica, cultural e artística.



A região é banhada pelo Mar Lígure e pelo Tirreno, onde está o Arquipélago Toscano, composto pelas ilhas Giglio, Capraia, Montecristo, Pianosa, Giannutri, Gorgona e Elba, verdadeiros paraísos marinhos protegidos por parques italiano e europeu.

As paisagens toscanas, com os clássicos campos de girassóis, vinhedos, olivais e trigais, além de vilarejos e castelos medievais, inspiraram por séculos (e o fazem até hoje!) artistas como Leonardo da Vinci, Rafael, Michelangelo, Botticelli e Donatello.

A gastronomia e suas características mediterrâneas são outros atrativos da região. Queijos e salames artesanais fazem a combinação perfeita com os famosos vinhos toscanos. Para completar, doces capazes de satisfazer os mais exigentes paladares.

Seis destinos toscanos são considerados patrimônios culturais da humanidade pela Unesco: a capital Florença; a praça da catedral da Pisa, onde está a famosa torre inclinada; a pequena San Gimignano; o centro histórico de Siena; as casas medievais de Pienza; e Val d'Orcia, região de colinas e aldeias pitorescas que parecem ter saído dos tempos da Renascença.

Isso e muito mais fazem da Toscana uma região encantadora!