Muita gente, ao se mudar para um apartamento, imagina que o local não terá nenhuma planta, seja por falta de terra, espaço ou mesmo luz. Mas isso é um engano!

Apartamentos podem - e devem - ter plantas, flores e até mini-hortas. Claro que para isso é necessário escolher a espécie certa. E existem várias que se adaptam facilmente em espaços internos.

Uma planta clássica para ambientes internos é o Lírio da Paz. Como gosta de sombra e luz indireta, se sente bem em apartamento. Suas flores não podem ficar diretamente no sol, pois queimam com facilidade.

A Lança de São Jorge se desenvolve muito bem em ambientes de baixa luminosidade, sendo ideais para aquele cantinho da sala sem muita luz.

A Rosa de Pedra é um tipo de suculenta que também não exige muitos cuidados. A dica é regar pouco, apenas quando o solo estiver seco. Sob o sol, a Rosa de Pedra se desenvolve melhor, mas ela também pode ser cultivada a meia sombra.

Os cactos também são ótimos para serem cultivados em apartamentos. De beleza exótica e rústica, são plantas fáceis que precisam de luz direta do sol, ao menos três vezes por semana. Por isso, a dica é cultivá-los na varanda do apartamento ou próximos as janelas. As regas devem ser mínimas, já que essa é uma planta de clima desértico.

Ainda nas varandas, onde a claridade é maior, flores como a Azaleia e a Dracena também ficam muito bem em vasos.




Outra opção para quem quer ter um espaço verde no apartamento e gosta de cozinhar, é uma mini-horta, com as hortaliças prediletas sempre ao alcance.

É importante que a horta em apartamento pegue em média quatro horas de sol por dia. É preciso tomar cuidado com o vento em excesso, o que pode ser prejudicial. Os vasos onde as hortaliças serão plantadas devem ter furos no fundo para a drenagem da água.

A horta em apartamento pode ser colocada em prateleiras, janelas ou em porta vasos verticais.

As opções são muitas. Vale a pena também consultar um profissional de paisagismo, que dará dicas incríveis que transformarão até um ambiente com espaço muito reduzido.

Além de dar vida ao ambiente a jardinagem pode ser um excelente hobby. Escolha a planta certa, renove os cômodos e divirta-se!