As estações do ano são alterações climáticas, que acontecem a cada três meses e atingem todos os seres vivos e a natureza.


Hoje vivemos o outono, que se estenderá até junho e é marcada por temperaturas mais baixas durante as manhãs e noites, porém com tempo seco no decorrer do dia, ocasionado pela baixa umidade do ar.

A mudança das temperaturas e o tempo seco podem aumentar a incidência de algumas doenças, uma vez que a baixa umidade do ar favorece o aumento de alergias respiratórias e de pele, principalmente em crianças, idosos e portadores de doenças crônicas.

Rinite alérgica, asma, pneumonia... São algumas doenças que devem ser cuidadas e tratadas o ano todo, mas que agora podem ser agravadas com a baixa umidade do ar.




Alguns cuidados simples podem ajudar, como por exemplo: aumentar a ingestão de líquidos, fazer inalação e lavar o nariz com soro fisiológico, e permanecer o maior tempo possível em locais ventilados.

No caso de alergias de pele também é recomendado o uso de hidratante corporal todos os dias, principalmente após o banho.

Com o ressecamento ocorrem as coceiras na pele. E aí é importante evitar coçar para não causar inflamações ou infecções!

O outono também exige cuidados com os olhos. A diminuição da temperatura em alguns períodos e umidade reduzida do ar podem levar ao ressecamento ocular, ocasionando problemas.