Criado há mais de 500 anos, o Golfe é um esporte onde os jogadores tem como objetivo cumprir o percurso (de 18 ou  9 buracos) com o menor número de tacadas.

Por isso, na teoria, não há disputa com outros atletas (uma partida pode ser disputada individualmente ou em grupos de duas ou quatro pessoas), mas apenas "contra" o campo.

O termo Golfe vem do inglês golf, que por sua vez provém do alemão kolbe, cujo significado é taco. A origem do esporte possui várias versões. Uma das mais aceitas é que o Golfe já era praticado pelos escoceses, que teriam sido seus criadores, por volta do início do século XV, já que a prática foi proibida pelo parlamento escocês em 1457, por ordem do rei Jaime II, por considerá-lo ofensivo aos interesses do país, devido à dedicação e o tempo exigidos!

Há também aqueles que atribuem a criação do esporte aos ingleses, assim como quem credite a origem do Golfe ao Paganica, antigo jogo romano praticado com uma bola de couro cheia de penas e uma varia curva, ou ao Jeu de Mail, jogo francês cujas regras são muito semelhantes.










Seja qual for a origem, o Golfe é um esporte requintado, onde a inteligência e a estratégia caminham ao lado da técnica. Para ser um bom jogador são necessárias características como firmeza, visão, precisão, frieza e concentração. Mais importante do que a tacada, é o comportamento do golfista durante as partidas.

Por isso, para muitos o Golfe é muito mais do que um esporte: trata-se de uma filosofia de vida e uma grande maneira de se fazer negócios e ampliar seu network.

Grande empresas, como a General Motors e a Mercedes-Benz, e private banks, por exemplo, incentivam seus executivos e grandes investidores com títulos de clubes de golfe, onde estreitam relacionamento com clientes, parceiros e fornecedores.

Seja lá qual for o seu objetivo, o Golfe é um esporte único. Se ainda não o pratica, essa é uma boa oportunidade para começar. Tee Time!

 

Curiosidades


- Em média, uma partida de golfe tem a duração de quatro horas.

- Os jogadores podem utilizar cinco tipos de tacos diferentes. Cada um deles é apropriado para uma determinada situação.

- A bola de golfe não pode pesar mais do que 45,93 gramas e seu diâmetro não pode ser menor do que 42,67 milímetros.

- A jogada mais incrível do golfe é chamada de hole in one. Ela ocorre quando o golfista consegue acertar um buraco na primeira tacada. Essa jogada é muito difícil e rara de acontecer nos jogos de golfe.

- Estima-se que existam cerca de 86 milhões de praticantes de golfe no mundo todo.

- Cada golfista pode ter um assistente durante o jogo. Conhecido como caddie, este pode ajudar com informações técnicas, além de carregar os materiais do golfista.

- Como os campos são grandes, os golfistas podem utilizar carrinhos elétricos para fazer o deslocamento durante as partidas.

- Os países que mais se destacam no golfe na atualidade são: Estados Unidos, Irlanda, Austrália, Alemanha, Inglaterra, Irlanda do Norte, Suécia e África do Sul. 

- O golfe entrou para o quadro de esportes olímpicos em 1900, mas foi excluído depois das Olimpíadas de 1904 e só voltou no Rio de Janeiro, nos Jogos Olímpicos de 2016.