E quem disse que no futebol só o goleiro pode por a mão na bola?

No futebol americano todos os jogadores podem e devem usar as mãos!!!! Esporte que a cada ano conquista mais torcedores e atletas em nosso país, é também uma das modalidades que mais cresceram em popularidade nos últimos tempos entre os brasileiros.

O futebol americano é conhecido como um esporte de muito contato físico. Velocidade, agilidade, capacidade tática e força bruta são atributos dos jogadores, que se empurram, bloqueiam e perseguem uns aos outros na partida. O objetivo é avançar uma bola no território do adversário durante o jogo.

Mas, o esporte tem também uma versão mais light. Trata-se do "flag football", com regras básicas similares, porém, menos contato físico. 


No flag o jogador com a bola não é derrubado. O defensor deve retirar uma fita (a "flag", daí o nome da modalidade) para parar um down, que é a descida, a tentativa de avanço de um time durante seu ataque. Os jogadores usam um cinto onde as duas flags estão presas por um velcro.

Os pontos no futebol americano só são marcados por touchdown, que é quando o jogador cruza a linha final do campo. Cada touchdown vale seis pontos.

Em Ribeirão Preto o futebol americano vem conquistando torcedores e jogadores há mais de 10 anos. Prova disso é que existem três equipes na cidade. Duas delas, o Barões e o RP Challenger, jogam a categoria adulta com equipamentos, como shoulders (proteção para os ombros) e helmets (capacetes). Já o RP Alligators, formado por atletas com idade entre 12 e 19 anos, pratica o flag football.