Na culinária muitos pratos não têm uma origem certa. A feijoada é um deles!

A feijoada é um dos pratos mais conhecidos e populares no Brasil. É feita, basicamente, de feijão preto e diversos cortes de carnes de porco. E, é claro, não podem faltar os tradicionais acompanhamentos para completar uma bela feijoada, como farinha e verduras.

O que se sabe é que a feijoada foi criada pelos escravos, nas senzalas, com os restos de carnes que sobravam dos senhores. Mas será mesmo? Algumas partes hoje consideradas menos nobres do porco, como o rabo, a orelha, a língua e o pé, sempre foram nobres para os europeus...

Seja qual for sua origem, a feijoada é um prato que ganhou o mundo e é consumida por todo planeta, principalmente nos países de colonização portuguesa, onde assume caraterísticas próprias em cada um deles.


Feijoada à transmontana - Foto: Site Teleculinária

Vamos conhecer como é preparada a feijoada nesses países?

- Brasil: Feita a base de feijão preto e carnes salgadas de porco e bovina.

- Cabo Verde: Conhecida como cachupa, é feita a base de feijão e grãos de milho cozidos, acompanhados com carne ou peixe e vegetais.

- Portugal: Existem dois tipos principais: a feijoada à transmontana, que é feita a base de feijão vermelho e carne de porco, e a feijoada poveira, preparada com feijão branco e pedaços de carne.

- Moçambique: Chamada feijoada à moda do Ibo, é feita com feijão local, galinha e camarão.