Doar sangue é muito mais do que um simples ato de solidariedade. É um gesto de amor que pode salvar vidas!

Em um adulto circulam, em média, seis litros de sangue, componente responsável, entre outras coisas, por levar oxigênio e nutrientes para as células, pela comunicação entre os diversos órgãos do corpo e pela defesa do organismo contra agentes nocivos.


Mas e quando, por vários motivos, alguém precisa receber sangue? Como não pode ser comprado, o sangue depende da solidariedade de um doador para que possa chegar a outra pessoa. No caso, outras... uma mesma doação pode salvar a vida de até quatro pessoas!


Para doar é necessário ter entre 16 e 67 anos de idades (menores de 18 anos, porém, precisam de autorização dos pais), pesar mais de 50 quilos e estar saudável. O intervalo entre as doações deve ser de 60 dias para os homens e 90 para as mulheres - não devendo ultrapassar o número de três doações no intervalo de um ano.


Algumas condições impedem a doação: ter tido hepatite (após os 10 anos de idade) ou malária, uso de drogas ilícitas injetáveis e certos tipos de medicamentos que possam provocar consequências em fetos de mulheres grávidas, e também evidências clínicas ou laboratoriais de doenças transmitidas pelo sangue, como Aids, Sífilis, Doença de Chagas e enfermidades associadas aos vírus HTLV I e II.


Para fazer a doação é necessário dormir bem a noite anterior, não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes, não estar em jejum (mas evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecederem o ato) e levar um documento oficial de identificação com foto. Viu como é fácil...


Antes da doação, todos os candidatos passam por uma triagem clínica e entrevista para avaliar as condições e detectar algum impedimento.

Gostou da ideia? Doar sangue é seguro e não existe nenhum risco de contrair uma doença infecciosa. São coletados, no máximo, 450 ml de sangue, o que significa menos de 10% do total e é reposto pelo próprio organismo em menos de 24 horas.


Em Ribeirão Preto as doações podem ser feitas nas duas unidades do Hemocentro (3610.8929 / 2101.9300), na São Francisco Hemoterapia (2138.3298) e no Banco de Sangue do Grupo GSH (3610.1515). Para conhecer outros postos de coleta no estado acesse http://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/cidadao/homepage/outros-destaques/doacao-de-sangue.


O doador de sangue é vital para a saúde! Pode ser a diferença entre a vida e a morte de uma pessoa. Seja um deles. Doe sangue, doe vida!