O espaço para trabalhar em casa pode ser pequeno e básico, mas deve ter organização

O isolamento social imposto pelo novo coronavírus (COVID-19) fez crescer de uma hora para a outra o número de pessoas que passaram a trabalhar remotamente à empresa, em home office. É uma prática que já vinha aumentando ano a ano, só que agora ninguém teve tempo de se preparar.

Muitas empresas e profissionais adotaram o home office para que o trabalho não fosse interrompido. No entanto, algumas providências são necessárias no dia a dia de quem realiza suas funções em casa para garantir bom desempenho.

Para quem nunca havia trabalhado remotamente, a primeira dica é criar uma rotina como se estivesse na empresa, com horário para começar e terminar, intervalos, hora de almoço ou jantar. Não trabalhe de pijama e evite receber visitas durante o horário comercial estipulado.



Mas como adaptar um espaço da casa para trabalhar?

Quem não possui um cômodo próprio para escritório, há a possibilidade de transformar um pequeno espaço. Pode ser no quarto, na sala, no corredor, varanda, enfim, um lugar que tenha as características necessárias e funcionalidade. Importante que esse local seja tranquilo e permita que o profissional desenvolva seus trabalhos.

Um home office pequeno e básico não exige muito. Uma mesa que comporte um computador e materiais diversos. Uma cadeira confortável, com um espaço de pelo menos 70 cm de área na parte de trás para conseguir sentar e levantar. Um armário ou uma bancada vão ajudar para organizar objetos de uso recorrente e até uma impressora.

Esse local onde a mesa ficará precisa contar com instalação elétrica para ligar o computador, impressora e outros equipamentos. Se não for usar o celular, também será necessária uma linha telefônica. Outro detalhe importante é a iluminação, seja natural ou artificial.

Se possível, optar por aparelhos eletrônicos que funcionam via bluetooth, diminuindo assim a quantidade de fios. Eles também devem ser posicionados de forma que os fios fiquem bem escondidos.

O essencial quando se trabalha em casa é manter o espaço do novo escritório organizado e limpo. Os móveis precisam ter tamanho suficiente para abrigar o material de trabalho, evitando assim deixar tudo jogado em locais inapropriados.