O polo é um esporte que se joga a cavalo, no qual quatro jogadores por equipe se enfrentam golpeando uma pequena bola de plástico ou madeira de 8 centímetros de diâmetro com um taco de três metros de comprimento.

O objetivo é marcar o maior número de gols contra a equipe adversária em uma baliza com 7,3 metros de largura.

Os jogos duram cerca de uma hora, disputados em tempos de sete minutos e meio, denominados chukkers. Conforme o nível de jogo, podem variar de quatro a seis chukkers por partida.


Os cavalos devem ser trocados a cada tempo e só podem ser utilizados duas vezes no mesmo jogo, podendo ser eliminados durante a partida, caso as condições físicas dos animais forem julgadas insatisfatórias num dos controles veterinários que ocorrem durante a prova.

Os jogos são controlados por dois juízes montados a cavalo e um árbitro que permanece fora do campo, que é consultado pelos anteriores em caso de dúvida.

A origem da prática do polo ainda não é bem definida, apesar de as evidências apontarem que tenha sido praticado primeiramente na Ásia. Existem relatos de que cavaleiros da China e Ásia Central, séculos antes de Cristo, também se dedicavam à prática de polo bem rudimentar, que seria um passatempo entre nobres, califas, sultões e imperadores.


No Brasil os primeiros relatos remontam ao Rio de Janeiro, com a fundação de dois clubes nos anos 1920. Em São Paulo, as cidades de Orlândia e Colina são as precursoras do esporte, que se desenvolveu também em Ribeirão Preto, Franca e Avaré.

Atualmente o polo é praticado com regularidade em mais de 50 países, com destaque para Argentina, Estados Unidos, México, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Chile, Brasil, Irlanda e Portugal.

A modalidade é regida mundialmente pela Federação Internacional de Polo (https://www.fippolo.com/) e no Brasil pela Confederação Brasileira de Polo (http://www.cbpolo.com.br/).

O polo esteve presente em cinco edições dos Jogos Olímpicos (1900, 1908, 1920, 1924 e 1936) e  também nos Jogos Pan-Americanos de 1951. O primeiro Campeonato do Mundo de Polo foi realizado em 1987, na Argentina. O Mundial ocorre a cada três anos e a décima primeira edição teve como sede a cidade de Sydney, na Austrália, em 2017. O próximo Campeonato Mundial será no ano que vem, nos Estados Unidos.