A integração dos ambientes é uma tendência e o principal motivo, além da praticidade, é a sensação de amplitude que o conceito traz aos projetos arquitetônicos e de interiores.

A integração dos ambientes é uma tendência e o principal motivo, além da praticidade, é a sensação de amplitude que o conceito traz aos projetos arquitetônicos e de interiores. Para delimitar os espaços sem perder a essência e fluidez entre as áreas, a decoração se torna uma grande aliada. Portanto, confira a seguir algumas dicas!

Nas áreas sociais, o mais comum é aproveitar tapetes para delimitar os ambientes. Outra dica interessante são os aparadores, peças estratégicas, pois ajudam a esconder e suavizar as costas de sofás – sem contar a grande utilidade para decorar ou dar suporte para o outro espaço em que estão voltados. Se quiser uma opção de divisória simbólica, que seja também decorativa, pode-se utilizar um biombo móvel.

A iluminação é outro ponto chave. Iluminando os pontos certos você garante a “individualidade’’ de cada ambiente. Abuse dos spots, luminárias para compor cada espaço com charme. Aposte na texturização das paredes para setorizar a cozinha dos demais ambientes.

Que tal usar estantes com prateleiras para fazer uma divisão bem leve e discreta entre os ambientes? Essa estante vai servir tanto como divisória, quanto como elemento decorativo, onde pode colocar livros, plantas, esculturas e afins.

Soluções práticas e versáteis que podem ajudar balizar os ambientes são separar ambientes com venezianas móveis que abrem e fecham, aplicar uma parede com cobogós ou marcenaria, ou ainda executar uma estante vazada, colaborando para a organização.

Não podemos esquecer que o mobiliário tem um papel importante na decoração. Utilize os próprios sofás e poltronas para montar os ambientes, e eles mesmos irão delimitar onde começa e termina uma área. Além do mobiliário, há outras soluções para setorizar os ambientes. Pode apostar na colocação de pisos diferentes, como o porcelanato na cozinha e a madeira na sala, por exemplo.

Criar identidades visuais distintas para cada um dos cômodos podem trazer mais personalidade ao lar e deixar mais aconchegante para o uso do dia a dia.