Festa muito comemorada no Brasil, o carnaval tem sua origem na Antiguidade, muito provavelmente na Grécia, por volta de 520 a.C., em celebração à fertilidade e à chegada da primavera. Reunidas em nome do deus Dionísio, as pessoas consumiam muito vinho nesses dias, que se tornaram muito populares nos primeiros séculos da era cristã.

O nome carnaval surgiu depois que a festa foi legalizada pela Igreja Católica. A palavra vem de "carna vale" e seu significado está associado ao período da festa acontecer durante os três dias que antecedem a quaresma, sendo, dessa forma, uma "despedida dos pecados da carne".



A data em que é comemorada a terça-feira de carnaval é aquela que antecede a Páscoa em 47 dias.

Difundido por todo o mundo, o carnaval é muito comemorado no Brasil, onde sofreu influência do entrudo, festa de rua de origem portuguesa na qual as pessoas jogam farinha, ovo e tinta umas nas outras, e também do folclore indígena e da cultura africana.

Por tudo isso, o carnaval possui diferentes estilos nos diversos pontos do país. No Rio de Janeiro o destaque são os desfiles das escolas de samba, em Pernambuco a festa acontece na ruas, na Bahia os trios elétricos arrastam multidões...



Seja lá qual for sua preferência (ou até mesmo aproveitar os dias de festa para descansar!), o importante é curtir a festa com responsabilidade. Bom carnaval!