Muito mais do que batizar a rodovia que liga Ribeirão Preto até Rifaina, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, Cândido Portinari é um dos maiores artistas brasileiros do século XX, reconhecido e premiado mundialmente por suas obras. 


Cândido Portinari nasceu Brodowski, no dia 30 de dezembro de 1903, em uma fazenda de café. Filho de imigrantes italianos, recebeu apenas a instrução primária mas sempre manifestou vocação artística.


Aos 15 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, onde matriculou-se na Escola Nacional de Belas Artes.  Em 1930 foi para Paris, retornando ao Brasil em 1931 e passando a retratar em suas telas o povo brasileiro.




Portinari teve seu primeiro reconhecimento no exterior em 1935, quando recebeu a segunda menção honrosa na exposição internacional do Carnegie Institute de Pittsburgh, Estados Unidos, com "Café", uma tela de grandes proporções retratando uma cena da colheita típica de nossa região.


O artista plástico pintou quase cinco mil obras de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como O Lavrador de Café, até gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, presenteados à sede da ONU, em Nova Iorque, em 1956.

Apresentou suas obras pelo mundo afora e foi o único artista brasileiro a participar da exposição 50 Anos de Arte Moderna, no Palais des Beaux Arts, em Bruxelas (Bélgica), em 1958. Candido Portinari morreu no dia 6 de fevereiro de 1962, vítima de intoxicação pelas tintas.

 




Museu Casa de Portinari

Hoje, sua obra pode ser conhecida e visitada a poucos quilômetros de Ribeirão Preto.

A antiga residência de Cândido Portinari em Brodowski abriga desde os anos 70 o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.


No local, onde o artista realizou suas experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos, estão trabalhos realizados por Cândido Portinari em pintura mural, uma coleção de desenhos e ainda objetos de uso pessoal, mobiliário e utensílios da família.

Para saber mais acesse www.museucasadeportinari.org.br