Você já pensou em construir uma árvore genealógica?

Antes de mais nada, para quem não sabe a genealogia é uma parte da história que estuda e registra as raízes de uma determinada família com suas linhas ancestrais. Ao longo do tempo foi muito utilizada para encontrar parentes separados por desastres naturais ou guerras, e até mesmo para reivindicação de heranças.

Atualmente, a genealogia é também um hobby para milhares de pessoas, que geralmente buscam informações sobre sua identidade e raízes familiares / culturais.

E com o grande compartilhamento online de informações, se tornou muito mais fácil criar uma árvore genealógica com o registro de diversas gerações.



O primeiro passo é começar com as informações sobre você mesmo. Depois vá conversando com seus pais, avós, tios, primos e outros parentes. Adicione nomes, datas, fotos, histórias e tudo mais o que conseguir dos antepassados.

Para ampliar a rede é interessante sempre compartilhar e convidar parentes a colaborarem com a árvore genealógica da família.

Passada essa primeira etapa, o próximo passo é pesquisar em arquivos públicos, cartórios, registros paroquiais e na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que acumula o maior banco de dados mundial de genealogia. Neles é possível pesquisar registros de nascimento, obituários, certidões de casamento, recenseamentos, testamentos, registro de eleitores e chegada de imigrantes, entre outros.

Alguns serviços online ajudam na busca por nomes e informações de nossos ascendentes, além de oferecem layout e interface para facilitar o trabalho. A grande maioria disponibilizam versões gratuitas e outras pagas, com mais recursos de busca, correspondência e pesquisa. Por meio desses sites é possível, inclusive, cruzar dados com árvores genealógicas de parentes próximos e até mesmo distantes!


Confira algumas opções: 

- Ancestry (www.ancestry.com)

- FamilySearch (www.familysearch.org)

- MyHeritage (www.myheritage.com.br)

- Geni (www.geni.com)

- Geneanet (www.geneanet.org)

 

Agora, mãos à obra para criar sua árvore genealógica!