Começou a Copa do Mundo de Futebol Feminino.

Em campo, as principais seleções e craques do esporte.

Até o dia 07 de julho, os apaixonados pelo futebol, em todas as partes do planeta, voltam suas atenções para a França, onde equipes dos cinco continentes disputarão o maior título da categoria.

O torneio segue o formato da Copa do Mundo de Futebol Masculino. A única diferença está no número de participantes: 24 ao invés de 32 seleções. Na primeira fase as equipes se dividem em seis grupos, classificando-se as 16 melhores para a sequência, quando os jogos passam a ser eliminatórios até a decisão do título.

Essa é oitava edição da Copa do Mundo Feminina, que começou em 1991, na China, e também é disputada a cada quatro anos. O primeiro título foi a seleção dos Estados Unidos. Aliás, o país é o atual campeão e também maior vencedor do torneio, tendo levantado três taças das sete disputadas até aqui.




O Brasil, comandado por Marta, Cristiane, Formiga & cia, assim como na versão masculina participou de todas as edições da Copa do Mundo de Futebol Feminino. No entanto, embora tenha a maior artilheira da história da competição (Marta, com 15 gols), nossa seleção nunca conquistou o título.

A melhor participação das meninas brasileiras aconteceu na Copa do Mundo de 2007, também disputada na China, quando perdemos o título para a Alemanha após eliminarmos as favoritas norte-americanas nas semifinais.




Para chegar ao título em 2019 as primeiras adversárias do Brasil, que tem como técnico Oswaldo Alvarez (Vadão), serão as seleções da Austrália, Itália e Jamaica.

A Copa do Mundo da França será a primeira edição do torneio feminino transmitida ao vivo pela TV aberta no Brasil.

Para saber mais sobre a competição e acompanhar ao vivo os jogos acesse o site oficial da Fifa: https://www.fifa.com/womensworldcup/

 




O Brasil na Copa do Mundo Feminina

 

Convocadas

Goleiras: Aline (Granadilla Tenerife-ESP), Bárbara (Avaí/Kindermann-BRA) e Letícia (Corinthians-BRA)
Laterais: Poliana (São José-BRA),  Letícia Santos (Sand - ALE), Camila (Orlando Pride-EUA) e Tamires (Fortuna Hjorring - Dinamarca)
Zagueiras: Érika (Corinthians-BRA), Kathellen (Bordeaux-FRA) e Mônica (Corinthians-BRA), Tayla (Benfica-POR)
Meio-campistas: Luana (KSPO-COR), Andressinha (Portland Thorns-EUA), Formiga (PSG-FRA) e Thaisa (Milan-ITA)
Atacantes: Andressa Alves (Barcelona-ESP), Bia Zaneratto (Red Angels-COR), Cristiane (São Paulo-BRA), Debinha (North Carolina Courage-EUA), Geyse (Benfica-POR), Ludmila (Atlético de Madrid-ESP), Marta (Orlando Pride-EUA), Raquel (Huelva-ESP)



Jogos do Brasil na primeira fase:
9/6
 - Brasil x Jamaica | Stade des Alpes, Grenoble, às 10h30
13/6 - Austrália x Brasil | Stade de la Mosson, Montpellier, às 13h
18/6 - Itália x Brasil | Stade du Hainaut, Valenciennes, às 16h